Acessar arquivos em rede no Windows Phone

Para isso, será necessário antes de mais nada ter outro gerenciador de arquivo chamado Metro Fire Manager instalado no seu dispositivo. Esse aplicativo está disponível gratuitamente na loja de aplicativo do Windows.
Depois de instalado, abra o aplicativo

Na página inicial do gerenciador de arquivos Metro Fire, ele exibi o armazenamento interno do dispositivo e o cartão SD, caso teja algum instalado no dispositivo.

Para adicionar o acesso a arquivos em rede, vá até os três pontinhos no canto inferior direito e vá até a opção 'pastas+contas'

Irá aparecer algumas opções, mas a que precisamos é a 'Adicionar uma pasta ou conta' Clique

Veja que apareceram as opções de pastas e serviços de armazenamentos. Através desse gerenciador de arquivos também é possível usar o Google Drive perfeitamente. Mas, aqui iremos focar no acesso em rede.
Clique na segunda opção 'Pasta de Rede'


Veja que apareceu uma nova aba para você digitar o endereço IP da máquina que quer acessar os arquivos em rede. Como quero acessar os meus arquivos que estão no computador da sala, fui até ele e vi o seu endereço IP, que no caso é 192.168.1.105.
Adendo: Recomendo-lhe configurar um endereço IP fixo para seu computador no roteador, pois assim toda vez que quiser acessar algum arquivo no seu computador não precisará ter que ficar verificando o novo IP, pois como sabes, toda vez que a conexão é feita entre o computador e o roteador, o endereço IP se altera. Expliquei neste pequeno tutorial como se configura em endereço IP fixo no roteador TP-LINK para acessá-lo, clique aqui.

Como podes ver, há a opção de credencial. Se você tem senha nos seus arquivos compartilhados em rede, terá que digitar a mesma aqui. No meu Windows existe uma senha para acessar a rede do sistema, e essa senha é a mesma senha do meu usuário do Windows. Então se você usa Windows, provavelmente o usuário será o mesmo usuário do windows e a senha será a mesma para entrar no seu usuário.
Configurando tudo, dê um salvar


Como pode ver, a pasta da rede foi adicionada na página inicial do Metro File

Entrando nela, temos acesso a todas as pastas e arquivos que configuremos para acesso em rede.
Veja que no caso eu tenho apenas uma pasta compartilhada em rede, entretanto é possível compartilhar todos os arquivos do computador, caso fosse necessário.


O Gerenciador de Arquivos já vem com um player de música integrado, então, para escutar suas músicas basta apenas clicar sobre elas que automaticamente a música será iniciada.

O Metro Fire também já vem com um player de vídeo integrado, entretanto já tive alguns probleminhas com ele. Há vídeos que ele não reproduz. Acredito que isso deva acontecer por conta de algum formato incompatível.


Mas, para contornar esse probleminha do player de vídeo, basta copiar o vídeo para a memória do dispositivo e assistir normalmente.

Para copiar ou mover um arquivo, basta clicar e segurar sob o arquivo desejado e clicar em 'Copiar/mover'

Feito isso dito acima, veja que do lado superior direito aparece um símbolo: Veja na imagem abaixo:


Agora basta apenas você ir até onde quer copiar os arquivos e clicar no símbolo destacado acima e selecionar a opção 'copiar aqui':




Valeu, pessoal!