Estou usando o DuckDuckGo

Quando eu usava o Windows associava todo e qualquer buscador que não fosse o Google como vírus ou extensões duvidosas. Quem costuma baixar muitos aplicativos piratas sabe muito bem do que estou falando - sempre quando instalava um joguinho legal acabava vindo 10 aplicativos junto, e o navegador ficava todo fodido com milhares de extensões. Era um saco depois ficar removendo tudo do sistema, isso quando um Baidu da vida não era instalado, pois neste caso era necessário MUITAAA paciência e muito café...

A vida de pirateiro não é fácil, se por um lado não precisamos pagar por aquilo que estamos baixando, por outro temos que ter o árduo trabalho de remover todas as outras porcarias que são instaladas no sistema. Não seria mais fácil comprar o aplicativo logo de uma vez?!

O Google é, sem sombra de dúvida, o melhor motor de busca da atualidade. Oferece não epenas resultados baseado em palavras-chaves, mas pelo fato de está atrelado a vários outros serviços, leva em consideração muito mais condições em uma simples busca, não é por menos que sempre oferece os melhores resultados, comparando-o com outros serviços.
Mas tudo isso tem uma consequência que é o Google saber mais sobre você que sua própria mãe. Para muitos isto não é um problema, mas para outros que prezam pela suas privacidades na internet o tipo de atuação do Google acaba sendo um problema. 

O melhor de tudo é que há alternativas. Você pode usar o DuckDuckGo e pelo menos ter anonimidade no que anda pesquisando. Aliás, você sabia que o Google guarda todo o histórico de pesquisa se estivermos com a conta logada no navegador por padrão? Então se você sempre exclui o histórico do navegador para esconder suas visitas a sites de putaria, lembre-se, podem entrar no seu histórico de pesquisa da sua conta Google e acabarem vendo suas pesquisas educativas.
Entrei agora no meu histórico na conta Google e me assustei, o Google sabia todos os sites que eu tinha acessado - e não, eu não estou falando do histórico do navegador. Você pode saber mais sobre o que o Google guarda sobre você aqui neste link:



Eu não tenho nenhuma paranoia com o Google, na realidade. Passei a usar o DuckDuckGo simplesmente por conta de algumas facilidades a mais que ele proporciona-me. Falarei sobre:

Personalização

Quem não gosta de personalização? O DuckDuckGo permite-nos que escolhemos entre temas, veja só que maravilha:


As opções são poucas, mas convenhamos que já é grande coisa em comparação com o Google, que nos deixa limitados apenas a um tema padrão. 


Pesquisar em outros sites pelo DuckDuckGo

Confesso aqui que este é o principal motivo do DuckDuckGo ser meu motor de busca padrão. Através da barra de pesquisa do navegador posso pesquisar em sites específicos sem precisar abri-los. Vejamos, tu tá querendo encontrar um vídeo rapidão no Youtube, a primeira coisa que tu faria seria abrir o Youtube e aí sim fazer a pesquisa. Chato, não? Com o DuckDuckGo bastaria fazer a pesquisa e no final acrescentar: !youtube 

Demostro no vídeo abaixo:


E caso definirmos o DuckDuckGo como buscador padrão no navegador, podemos fazer pesquisa em sites específicos diretamente da barra de pesquisa do navegador. 

Conseguimos pesquisar em vários sites, estes abaixo foram os que testei:

!Youtube
!Google
!Mercadolivre
!Amazon
!Yahoo
!dailymotion
!facebook
!wikipedia
!Yahoo


Enfim, são muitos....


A filosofia do DuckDuckGo enfatiza a privacidade dos usuários e por isso eles não armazenam nenhuma informação. Pelo que entendi, eles ganham dinheiro com links patrocinados, que são exibidos de acordo com as palavras chave da pesquisa - e não com base em informações do usuário, assim como no Google.


Evidentemente, existe alguns probleminhas com o DuckDuckGo - às vezes nem sempre aquilo que pesquiso aparece logo de cara (assim como no Google) mas isso é um preço a se pagar para ter um pouquinho mais de privacidade e comodidade.
E caso uma pesquisa não der resultado no DuckDuckGo, não tem problema, basta acrescentar o !google no final da pesquisa e ser feliz.