Geary - Um poderoso cliente de E-mail

Para muitos atualmente não faz tanto sentido usar um cliente de E-mail no computador, haja vista as funcionalidades que as interfaces Webmail oferecem. E de fato, o que podíamos fazer dentro do navegador vem aumentando e hoje podemos inclusive ter acesso offline aos nossos E-mails. O Google foi um dos grandes responsáveis por toda essa evolução e não é por menos que é o E-mail mais utilizado de todos os tempos.

Apesar disso, ainda existe muitos que preferem os clientes de E-mail ao invés dos Webmail e hoje mostrarei o Geary, que na minha opinião é um dos melhores cliente para Linux da atualidade para aqueles que não querem fazer mais além que enviar e receber e-mails. 


O Geary trata-se de um simples cliente de E-mail com interface descomplicada e focada na organização por conversa. Ele é desenvolvido pelo mesmo grupo do Shotwell, um famoso organizador de fotos e vídeos. 

Interface limpa do Geary

O Geary é extremamente leve e tem um sistema de notificação que realmente funciona. Estou utilizando-o por padrão no meu sistema e até o momento está se saindo superior ao Thunderbird neste quesito, notificando a chegada de novos E-mails à medida que vão chegando.

Ele suporta múltiplas contas, desde as mais famosas como Gmail e Yahoo! Mail até àquelas com suporte ao IMAP. 


Quais são as principais vantagens do Geary?


Notificações na área de trabalho


Após instalado o Geary é configurado por padrão para inicializar junto com o sistema, o que quer dizer que sempre ao inicializar o sistema estará recebendo todas as notificações do que chegou à sua caixa de entrada. 


Leveza

Com uma interface simples e compacta, o Geary mostra-se extremamente leve. É ideal para aqueles que não dispõem de recursos extras. 


Organização por conversa

Por padrão os E-mails são organizados por conversa, diferentemente do que acontece com o Thunderbird. Para alguns pode ser uma vantagem, mas para outros nem tanto - não encontrei uma outra configuração de organização



Como instalá-lo no Ubuntu

O Geary encontra-se nos repositórios do Ubuntu, então para instalá-lo basta procurá-lo na central de aplicativos do seu sistema ou instalar via apt, através do terminal:

sudo apt-get install geary


Dica para quem utiliza o Gmail

No Gmail há uma proteção que não permite que aplicativos não listado pela Google tenha acesso à conta. Para solucionar esse problema, deve-se ativar “O acesso a aplicativos menos seguro“.