Problema no YouTube-dl - Resolvido


É comum ter problemas ao tentar baixar vídeos do YouTube através do terminal usando o YouTube-dl mas isso não quer dizer que a aplicação seja ruim. Pelo contrário. O problema está na dificuldade em mandar as atualizações da aplicação através dos repositórios oficiais das distribuições, que é a principal forma que os usuários usam para instalar o Youtube-dl.
Existe uma disparidade muito grande entre a versão que está disponível dentro dos repositórios das distribuições e a que é disponibilizada no site oficial do projeto. Isso acontece porque geralmente as aplicações que ficam disponíveis nos repositórios oficiais das distribuições são aquelas que já foram comprovadamente serem estáveis e que têm menos chances de apresentarem problemas futuros. 

Acontece que os padrões do YouTube mudam com uma certa frequência e o que antes funcionava para fazer os downloads não funciona mais. Basicamente esse é o principal empecilho de aplicações desse tipo, que precisam de constantes atualizações para se adaptarem às mudanças. A solução para esse tipo de problema pode vir através de um PPA para a aplicação. No entanto, pelo que parece, não existe algum que disponibilize as versões mais novas do YouTube-dl. 

Então como não existe nenhum PPA que entregue as mais novas versões do YouTube-dl ao alcance de uma linha de comando, precisamos então baixarmos as mais novas versões diretamente através do site oficial do projeto. 

Abra o terminal e rode o comando abaixo para baixarmos a mais nova versão do YouTube-dl disponível no site oficial do projeto:

sudo wget https://yt-dl.org/downloads/latest/youtube-dl -O /usr/local/bin/youtube-dl

Agora, rode a linha abaixo para permitir a leitura e execução do Youtube-dl:

sudo chmod a+rx /usr/local/bin/youtube-dl
Pronto, agora você estará com a mais nova versão do YouTube-dl instalada na sua máquina.

Quando os problemas tornarem a aparecer, atualize o YouTube-dl novamente. Para fazer isso, no entanto, primeiramente apague a versão anterior simplesmente deletando o script youtube-dl que fica na pasta /usr/local/bin